DICAS

Você em São Francisco, tudo de bom!

Bolinho caipira é tradicional na região
Junho é mês de festa e, tradicionalmente, a região do Vale do Paraíba se transforma para comemorar em cada canto os dias de Santo Antonio, São João e São Pedro. E cada cidade tem sua festa junina, onde não faltam as mais variadas guloseimas e quitutes da nossa cultura gastronômica. Um misto da culinária indígena, portuguesa, africana e outras que vieram com o tempo e aportaram por aqui.

Entre muitas curiosidades, o bolinho caipira merece destaque. Ele é nativo da região e pode ser encontrado de diferentes tipos e modos de fazer, mas todos com uma característica comum: o uso da farinha de milho. Eles são uma mistura de farinha de milho (branca ou amarela) esfarelada e bem temperada, que é amassada e umedecida em água morna e óleo.

Depois de bem sovada, a massa é enrolada (em forma de bolinho) e recheada com carne moída crua, linguiça, lambari, queijo e até coração do cacho da banana. Em seguida é fritado em óleo bem quente, até ficar com a casquinha bem firme. Tem o tamanho e a forma de um croquete de mais ou menos 6 cm.

São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos que fica a 59 km da sede, incrustado na Serra da Mantiqueira, fazendo divisa com o Sul de Minas Gerais e Campos do Jordão. Tem um modelo de turismo sustentável, com diversas pousadas e bons restaurantes, onde é possível encontrar de pratos requintados ao bolinho caipira. Aqui no blog temos algumas sugestões desses estabelecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário