quarta-feira, 29 de março de 2017

Prazo de inscrição para o 5º Prêmio SFX de Literatura termina nesta sexta-feira (31)

O produtor cultural Cristovão Cursino coordena entrega do prêmio
O mundo dos concursos literários no Brasil é imenso. Não há dados oficiais sobre a quantidade realizada anualmente e o número de participantes, mas uma simples busca na internet já nos dá a dimensão da sua grandiosidade e abrangência. São concursos promovidos por entidades de nível nacional, como a Academia Brasileira de Letras, e até mesmo por produtores culturais independentes, como temos na região do Vale do Paraíba.  

As inscrições devem ser feitas aqui pelo blog.

Em São José dos Campos, por exemplo, o Prêmio SFX de Literatura, lançado em 2013 pelo produtor cultural Cristovão Cursino, chega este ano à sua quinta edição. O concurso é de contos e poesias e o prazo para inscrições termina no dia 31 de março (sexta-feira). Até o momento, 157 autores de 17 estados brasileiros e outros três países (Japão, Portugal e Itália) já se inscreveram. A estimativa é que ao final deste prazo sejam 450 trabalhos inscritos.

“Quando lançamos o prêmio não imaginávamos que ele fosse ter toda essa repercussão e isso é surpreendente. Nosso objetivo sempre foi e continuará sendo o de valorizar a produção literária e contribuir para o surgimento de novos escritores, não esquecendo que a região do Vale do Paraíba tem muitos bons autores, que nem sempre reconhecidos pelas grandes editoras”, enfatiza Cristovão Cursino.

Razão do nome

O concurso ganhou este nome porque sua premiação, desde o início, acontece em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, local onde o Governo Estadual e a Prefeitura realizaram (de 2008 a 2015) o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. No ano passado, já sem apoio do Estado, o evento passou a se chamar Encontro na Mantiqueira – Literatura em Foco.

“O clima de literatura que toma conta do distrito na época desses eventos sempre foi propício para a entrega da nossa premiação, por isso é que procuramos coincidir as datas”, explica Cristovão Cursino. “Além disso tem o envolvimento pretendido com a comunidade e a contribuição turística, pois muitos premiados não conhecem as belezas do local e acabam se hospedando e gastando no comércio do distrito”, ressalta Cristovão.

A intenção do produtor cultural é que a premiação, este ano, ocorra novamente no distrito, mas a data vai depender de quando a nova edição do Encontro na Mantiqueira vai acontecer. “Queremos continuar aproveitando o clima do evento, mesmo que não façamos parte da programação oficial, destacou Cristovão.

De onde vem o apoio

Nestes anos todos, apesar de ter sua importância reconhecida pelo poder público municipal, o Prêmio SFX de Literatura recebeu apenas apoio estrutural da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), entidade responsável pela organização dos espaços e atividades joseenses no Festival da Mantiqueira e no Encontro na Mantiqueira.

O Prêmio SFX de Literatura tem apoio das academias de letras de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava e Lorena, além do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Seus representantes atuam diretamente na análise dos documentos solicitados aos inscritos e na avaliação e pontuação da obras literárias premiadas.

O concurso premia os autores dos 20 melhores contos (15 da categoria adulto e 5 da categoria juvenil) e das 15 melhores poesias. Cada autor recebe como prêmio vinte exemplares da coletânea que reúne os 35 melhores trabalhos. “Apesar de o concurso não ter prêmios em dinheiro ou bens materiais, ele tem sido bastante procurado”, justifica Cristovão Cursino.

Divulgação

Em cinco anos de existência, o Prêmio SFX de Literatura já teve algumas de suas edições publicadas pela imprensa local, mas também tem um blog próprio na internet (que já chegou a quase 90 mil visualizações) e um perfil no Facebook para sua divulgação. Além disso, também tem um importante apoio do blog Concursos Literários, que divulga realizações de todo o Brasil e até do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário